A próxima reunião ocorrerá hoje, quarta-feira.
A ANATECJUS recebeu dia 22, terça-feira passada, comunicado oficial do Conselho Nacional de Justiça para tratar de resposta ao Ofício nº 004, de 8 de março de 2024, expedido pela Presidência de nossa entidade solicitando assento ao Fórum de discussão de carreira.
Nessa ocasião, deu-se ciência do despacho do Excelentíssimo Conselheiro, Dr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, prestando informações dos dados do representante da nossa entidade para participar da 12ª Reunião da Comissão.
Dessa forma, a ANATECJUS, seguindo seu mandamento estatutário, coloca-se à frente da discussão de carreira para defender os interesses dos Técnicos do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, prestando total apoio à proposta ao anteprojeto apresentado pela FENAJUFE, protocolado em dezembro do ano passado, após aprovação na XXIII Plenária Nacional ocorrida em Belém/PA.
É importante esclarecer que referida proposta tem a bandeira de luta atual dos Técnicos, que é a de redução do fosso remuneratório entre os cargos do PJU, a qual denominou-se de “100-85”, sendo o cargo paradigma o de Analista, representado pelo “100”, e o cargo de Técnico representado por “85”, em alusão ao percentual aceitável como medida de redução da injustiça remuneratória que tem sido praticada em desfavor dos Técnicos, que atualmente são remunerados com cerca de 60% do que os Analistas recebem (diferença de mais de R$8 mil reais). Contudo, seja da área administrativa, judiciária, de Informática ou Segurança, sabe-se que é comum desempenharem os mesmos afazeres e
receberem os mesmos treinamentos, cobranças e responsabilidades.
Portanto, é mais um compromisso da Diretoria eleita para fazer valer a organização e fortalecimento dos Técnicos Judiciários e do Ministério Público da União. Nesse sentido, solicitamos o apoio dos colegas para que possamos estruturar a nossa entidade com assessoria jurídica, de marketing, parlamentar, entre outros serviços e convênios.