No dia 11 de maio deu-se início a uma consulta eletrônica aos associados da ANATECJUS, que vigorou até a data de ontem (13), tendo como resultado a aprovação, por 98% dos votantes, de apoio à proposta de anteprojeto de reestruturação de carreira apresentado pela FENAJUFE.
Vale salientar que a proposta da FENAJUFE, eleita democraticamente por todos os representantes sindicais de todas as categorias que formam o Poder Judiciário da União na Plenária Nacional ocorrida em Belém do Pará, em 2023, contempla a bandeira atual de luta dos Técnicos Judiciários: o padrão 100-85 de remuneração, que significa mudar a injustiça da diferença remuneratória de 40% entre as remunerações de Analista e de Técnico do PJU, que representa mais de R$8.700,00 mil reais a mais para o Analista.
Sabidamente, essa injustiça tem sido justificada apenas com realização de uma prova de concurso diferenciada pela exigência de Nível Superior, que agora se encontra superada, pois a Lei nº 14.456/22 e a Lei 14.591/2023 modificaram a exigência de requisito de acesso para os cargos de Técnico do PJU e de Técnico do MPU. Todavia, longe de ser este apenas o fator que assemelha os cargos, pois a bem da verdade, os Técnicos e Analistas costumam desempenhar as mesmas tarefas no âmbito das entidades que forma o PJU e o MPU, sendo a praxe, inclusive, a de treinamentos de desenvolvimento em turmas formadas por servidores de ambos os cargos.
A consulta eletrônica realizada consagrou a postura da Diretoria Executiva da associação, que já declarou apoio expresso a proposta do anteprojeto da FENAJUFE, em reunião realizada dia 03/05/2024 (Leia aqui: https://www.fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10498-reestruturacao-da-carreira-fenajufe-apresenta-anteprojeto-para-assejus-e-anatecjus).
Segundo a Diretoria da associação, as informações, com mais detalhes da apuração dos resultados, ainda será devidamente publicada.