A Associação Nacional dos Técnicos do Poder Judiciário da União e do MPU (ANATECJUS) manifesta irrestrito apoio ao SITRAEMG diante dos recentes acontecimentos que resultaram na suspensão, por decisão liminar, da mobilização pacífica que seria realizada nos dias 2 e 3 de abril, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
A iniciativa do sindicato de Minas Gerais, respaldada por deliberação da Diretoria Colegiada e pela categoria reunida em assembleia, representa um legítimo exercício democrático de mobilização, sem qualquer paralisação de serviços ou prejuízo funcional. Trata-se de um ato corajoso, transparente e dentro dos limites legais e estatutários, com o objetivo de pressionar pelo envio ao Congresso Nacional do anteprojeto do Plano de Carreira da categoria, amplamente discutido e aprovado pelas instâncias deliberativas da Fenajufe.
É inadmissível que ações judiciais, movidas por interesses individuais, tentem enfraquecer a luta histórica por valorização e justiça na reestruturação das carreiras do Judiciário Federal. O Judiciário, ao impor limites indevidos à atuação das entidades, compromete o direito à livre organização e mobilização da classe trabalhadora.
Em resposta ao servidor que moveu a ação, o filiado do SITRAEMG Leon Denis reagiu com firmeza à tentativa de desmobilização do movimento por parte do colega. Em comentário nas redes sociais do sindicato, Leon destacou que “Os analistas que agem como você querem detonar os técnicos. Não aceitam a concretização do NS, nem a volta da sobreposição perdida em 2002, em que o técnico chegava no quinto nível do analista, o atual Modal 100-85”. Sua indignação se deu frente à ação que culminou na suspensão judicial da vigília, da qual ele mesmo participaria.
A ANATECJUS reafirma que a luta pelo reconhecimento do Nível Superior (NS) para os Técnicos, a recomposição das perdas históricas, a valorização dos analistas e o fortalecimento de uma carreira única e justa não é uma luta de segmentos, mas de toda a categoria. A fragmentação e o ataque interno só favorecem o enfraquecimento coletivo.
A ANATECJUS se une ao SITRAEMG e a todos os sindicatos de base da Fenajufe nesta jornada. A Associação Nacional segue na defesa de uma carreira que represente, respeite e valorize cada servidor. A força está na união.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo