A diretoria da ANATECJUS se reuniu, na última terça-feira (19), para debater estratégias de atuação em defesa da carreira dos Técnicos do Judiciário Federal e MPU.
O ponto central do encontro foi referente aos debates e deliberações ocorridos no âmbito do Fórum Permanente de Carreira do CNJ, bem como nos subgrupos, principalmente no que diz respeito à remuneração da categoria. Nesse sentido, iniciou-se às discussões com a proposição de realização de assembleia extraordinária para discussão de carreira e votação de pautas de novas pautas de luta antecipando o debate que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2025, por força do Estatuto.
Foram levantadas preocupações que envolvem esse movimento da associação em rediscutir o apoio ao anteprojeto e aos termos propostos para os Técnicos. Considerou-se ainda a fase incipiente da discussão que envolve a reestruturação de carreira pelos subgrupos que compõem o Fórum do CNJ, e da recente provocação da FENAJUFE às bases, solicitando sugestões para a discussão que se avizinham no subgrupo 3 do Fórum, que trata da política remuneratória a tabela salarial dos servidores do PJU.
Ao mesmo tempo, foram relembrados os esforços da coordenação da FENAJUFE em pautar a defesa e valorização dos Técnicos, bem como pela vitória de proposta trabalhada no Fórum do CNJ com a previsão de Adicional de Qualificação a ser pago por igual entre cargos.
Dessa maneira, os Diretores, de forma unânime, compreenderam que mais importante agora é reafirmar o apoio à FENAJUFE, aos termos do anteprojeto e aguardar as decisões dos sindicatos e do início das tratativas no Fórum do CNJ, para que possam se dedicar de uma só vez a assembleia geral ordinária que ocorrerá no primeiro trimestre do ano vindouro, ocasião em que serão levantadas novas discussões de carreira e proposição de pauta de luta.
Ao longo do debate, a direção da ANATECJUS fez análises sobre as possíveis atuações e encaminhamentos para intensificar a mobilização pela valorização e reconhecimento dos Técnicos. Dentre as quais, priorizarão a coleta de dados e estudos para embasar as discussões que se avizinham, inclusive pela contratação de especialistas nos assuntos a serem escolhidos pelos associados.
Segundo o presidente Thiago Capistrano, a Associação está integrada e atenta ao debate, seguindo atuante em defesa dos Técnicos do PJU e MPU.
Além de Capistrano, estiveram na reunião o vice-presidente Aldo Roberto e os diretores Administrativo, Eduardo Marques; Jurídico, Fernando Freitas e de Comunicação, Dalmário Filho.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo