O Subgrupo 1 realizou, na tarde desta terça-feira (26), o último encontro de 2024 para a revisão de itens propostos sobre os níveis, classes e padrões para a reestruturação da carreira no PJU.
A ANATECJUS acompanhou a reunião através do presidente Thiago Capistrano para a observação dos itens debatidos.
Sob análise técnica, a assessora da Fenajufe Vera Miranda esclareceu que a Federação seguirá defendendo a permanência das classes e padrões já existentes atualmente, a não ser que as administrações garantam a reestruturação dos aposentados.
De acordo com a assessora, os aposentados perdem em outras questões relacionadas à proposta de Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) em análise pelo Fórum Permanente, o que não pode ser intensificado.
Vera defendeu que os aposentados estejam no mesmo patamar caso ocorra o aumento dos padrões. “A Fenajufe defende a manutenção dos padrões atuais, a não ser que as administrações garantam o reenquadramento dos aposentados”, enfatizou.
Ao conceder a palavra aos representantes do Sindjus/DF, o coordenador Costa Neto informou sobre a realização do Congresso do Sindicato ocorrido no último final de semana que teria indicado diversas atuações em relação ao trabalho desempenhado no Fórum.
Costa esclareceu a defesa do sindicato para o aumento em 20 níveis e 4 classes, com o reenquadramento por tempo de serviço. O dirigente ainda ressaltou a preocupação da entidade com a quebra da paridade entre ativos e aposentados.
Em relação a outros temas pertencentes ao subgrupo como remoção e as tabelas de lotação, os representantes dos servidores informaram que não discutiram diante da necessidade de maior profundidade do debate das questões.
Durante a reunião, o coordenador Antônio Mario Lúcio de Oliveira Júnior, fez um rápido histórico do trabalho do Subgrupo 1 ao longo deste semestre com destaque para o debate sobre carreira única ou diversas carreiras.
Mario Lúcio também chamou a atenção para a necessidade de adequação à nova realidade dos Técnicos Judiciário que possuem a obrigatoriedade do NS para ingresso na carreira.
O coordenador informou que, para 2025, as administrações apresentarão as ponderações para a contraproposta que será encaminhada ao conselheiro Guilherme Feliciano para o Fórum Permanente do CNJ.
A próxima reunião do subgrupo acontece na última terça-feira de fevereiro.
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo