REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA EM PAUTA: FENAJUFE ATENDE PEDIDO DE REUNIÃO DA ANATECJUS

Em reunião virtual, as entidades discutiram o cronograma do Supremo Tribunal Federal para a reestruturação e o compromisso da Administração com a redução de disparidades na carreira.

Na manhã desta quarta-feira (11), a ANATECJUS e a FENAJUFE realizaram uma reunião estratégica por videoconferência para tratar da reestruturação da carreira. A reunião contou com a presença da Presidente da ANATECJUS, Lysa Lôbo, acompanhada das Diretoras Nathaly Martins e Magda Conceição e do Diretor Thiago Capistrano. Representando a Federação, participaram as Coordenadoras Soraia Marca, Luciana Carneiro e Denise Carneiro.

A abertura do diálogo foi conduzida pela Presidente da ANATECJUS, que manifestou o agradecimento da entidade pela receptividade e transparência da FENAJUFE. A dirigente parabenizou a Federação pelos recentes esforços e pelo encontro realizado com a Diretoria-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando que a atuação conjunta e a clareza na comunicação são essenciais para viabilizar avanços concretos em favor da categoria.

Prioridade na Reestruturação e Equidade

Um dos pontos centrais da pauta foi o compartilhamento da decisão tomada pela ANATECJUS em sua última assembleia geral ordinária, ocorrida no último final de semana. Ficou deliberado que a associação priorizará a luta pela reestruturação da carreira, independentemente do desfecho sobre o Veto nº 45/2025.

A Presidenta da ANATECJUS destacou que a missão institucional da entidade é a defesa intransigente dos Técnicos Judiciários, com atuação direcionada à superação do tratamento discriminatório historicamente verificado, à redução das disparidades e ao fortalecimento da identidade e da valorização do segmento, sem prejuízo do respeito aos demais integrantes da categoria.

A vice-presidente Nathaly Martins pontuou que a situação dos técnicos judiciários envolve uma questão grave de exploração de mão de obra, para além da desvalorização remuneratória de todos os cargos, e por essa razão exige atenção e tratamento especial.

O cenário no STF e o cronograma de junho

Durante a reunião, foram ratificadas as informações obtidas pela FENAJUFE em sua agenda com a Diretora-Geral do STF, Desdêmona Arruda.

A administração do STF assumiu a responsabilidade direta pela pauta remuneratória, estabelecendo um cronograma rigoroso que envolve diálogos com tribunais e conselhos em fevereiro e consultas a órgãos como o TCU e o Congresso Nacional em março de 2026.

A expectativa final é a apresentação de uma minuta de texto ao Fórum de Carreira do CNJ até junho deste ano.

O Diretor Thiago Capistrano destacou as impressões positivas colhidas no diálogo, mas recebidas com cautelas.

A percepção é que a administração tem interesse na construção de uma proposta que traga mais equilíbrio à estrutura remuneratória do Poder Judiciário da União.

Unidade e Perspectivas Políticas

A análise política apresentada na reunião indica que o cenário jurídico atual, incluindo decisões recentes do STF sobre limites de verbas indenizatórias e a necessidade de acordos entre os Poderes, pode acelerar o processo.

Essa conjuntura exige uma reestruturação que deve beneficiar a tramitação da pauta dos servidores, permitindo que as discussões avancem de forma mais célere do que o inicialmente previsto.

A reunião foi encerrada com a avaliação de que o encontro marca um avanço significativo nas relações entre as duas entidades. O diálogo em torno da reestruturação da carreira e a unidade de ação foram apontados como os pilares essenciais para garantir o reconhecimento e a valorização que os técnicos do Judiciário Federal almejam.

A ANATECJUS convida todos os Técnicos do Judiciário e Ministério Público Federal do país a se juntarem à nossa mobilização por justiça para a nossa carreira. Filie-se!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.