A Associação Nacional dos Técnicos Judiciários (ANATECJUS) vem a público expressar seu mais veemente repúdio à recente publicação da Associação Nacional dos Analistas Judiciários e do Ministério Público da União (ANAJUS), datada de 22 de outubro de 2025.
A referida publicação, que noticia uma reunião com o TJDFT para "discutir a conversão de cargos de técnico em analista", utiliza a falaciosa justificativa de que a medida "valoriza as carreiras de nível superior", como se esta fosse uma exclusividade do cargo de Analista.
Esta associação considera tal argumento não apenas inverídico, mas profundamente desrespeitoso com a carreira de Técnico Judiciário, que, por força da Lei 14.456/2022, TAMBÉM exige formação em nível superior para a investidura no cargo.
Ao promover essa falsa distinção, a ANAJUS age de forma deliberada para deslegitimar a importância do cargo de Técnico Judiciário. Mas, ao mesmo tempo, acaba revelando aquilo que todos sabem sobre os cargos que compõem o PJU.
O paradoxo desta ação é claro: ao sugerir a "conversão", a própria ANAJUS oferece a prova incontestável de que os Técnicos Judiciários já desempenham atribuições de alta complexidade, plenamente compatíveis com as de Analista. A ANAJUS, portanto, confessa que a distinção que buscam manter é, na prática, apenas a injusta assimetria salarial.
Com essa postura, a ANAJUS passa a defender, ainda que involuntariamente, a mesmíssima tese da ANATECJUS: a de que é insustentável e injustificável manter uma disparidade salarial tão profunda entre cargos que possuem o mesmo requisito de escolaridade (Nível Superior) e cujas atribuições, segundo a própria proposta de "conversão", são equivalentes a ponto de serem unificadas.
A postura da ANAJUS é corporativista, fomenta uma divisão desnecessária e prejudicial dentro do Poder Judiciário e desvaloriza colegas que partilham do mesmo ambiente de trabalho e, fundamentalmente, do mesmo requisito de escolaridade.
A ANATECJUS exige respeito. O cargo de Técnico Judiciário é essencial, estratégico e, reiteramos, de nível superior. Não aceitaremos que nossa carreira seja rebaixada ou extinta para justificar pautas que em nada fortalecem a estrutura do Tribunal, mas, ao contrário, a enfraquecem ao eliminar um de seus alicerces.
A Diretoria da ANATECJUS











Comentários
Seja o primeiro a comentar.